sexta-feira, 17 de junho de 2011

Plano de aula

Plano de aula (atividade 3.3)


Monômios e Polinômios


Objetivo

Desenvolver a capacidade de reconhecer uma expressão algébrica e seus elementos;
Identificar o termo algébrico ou monômio;
Reconhecer em um monômio o coeficiente e a parte literal;
Identificar os termos semelhantes em uma expressão;
Realizar as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação com os termos de uma expressão;
Diferenciar monômios, binômios, trinômios e polinômios;
Realizar as quatro operações com polinômios.


Duração das atividades

Essas atividades terá uma duração de 30 aulas.

Conhecimento prévios trabalhados

O aluno terá que revisar:
Potenciação e suas propriedades;
Área e perímetro do quadrado e retângulo;
Volume do cubo e bloco retangular.

Estratégias e recursos de aula


A maioria dos alunos tem dificuldade em compreender as operações com monômios e polinômios, por isso uma forma interessante de abordar os conteúdos e a utilização do “ALGEPLAN” que será construído pelo próprio aluno. Esse material e composto de figuras geométricas planas, retângulos e quadrados, de tamanhos distintos, e são utilizados para realizar as operações através de perímetros e áreas com esse material. Além das aulas expositivas e exercícios realizados em sala e para casa.

Avaliações


A avaliação será dada pela observação do professor na construção e manipulação do ALGEPLAN, além das atividades e prova.

Quais extratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente livre expressão que favoreça o diálogo?

Atividade 3.1



Estimular os alunos a discutir com os colegas questões relevantes ao seu aprendizado através de trabalhos em grupos, seminários e apresentações de trabalhos.
A tecnologia pode ajudar quanto a pesquisa de dados sobre os temas abordados nos trabalhos e seminários, além de enriquecer apresentação com slides, vídeos etc.

Elementos não encontrados no texto

Paladar, tato e olfato, esses elementos faz o indivíduo interagir sentir e saborear as informações contidadas. Com isso, a experiência da leitura e excrita, se torna mais atraente.

Conceito de hipertexto

É uma ferramenta eletrônica que permite ao usuário a acessar textos e navegar entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo.

HIPERTEXTO

HIPERTEXTO

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas.
Termo foi criado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceituais. Este tipo de texto eletrônico, depende em exclusivo da condição do leitor em manipular os elos entre os conceitos que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo. A internet é um exemplo, ela permite descobrir uma informação disseminada, num sistema em que todos podem se comunicar com todos em sincronia. Esse sistema pode incluir textos, imagens, animação, vídeos, som, etc. A apresentação de materiais acadêmicos, livros eletrônicos, etc, são formas de hipermídias. Mas nem todos os textos encontrados na internet podem ser considerados hipertextos.
Todas essas ferramentas orientam o usuário a acessar, articular e comparar dados, tarefas imprescindíveis quando pesquisamos em documentos hiper midiáticos. A arte de se orientar num universo novo e espacialmente diferente do convencional nos indica que navegar em ambientes não lineares é também um excelente exercício cognitivo que favorece a autonomia intelectual.

Experiência de navegação

A experiência de navegar livremente na internet e muito interessante, pois nós acessamos sites diversos, realizamos pesquisas participamos de bate papos entre outros. Essa possibilidade me leva a pensar sobre o uso da intenet para uso criminoso. Mas se bem utilizada, a internet é um exelente recurso para a interação social e o aprendizado.

Pesquisa na minha escola sobre o usa das tecnologias

PESQUISA NA ESCOLA

Realizei uma pesquisa na escola municipal Anexo do Sadi Mendes com 4 professores, na escola só temos a sala de vídeo para uso das tecnologias.
Ao perguntar aos professores sobre o uso das tecnologias, todos foram a favor de usar dizendo ainda, que esse uso tornaria a aula mais atrativa para os alunos, mas não dispomos dessas tecnologias, o laboratório da escola não funciona, não podemos encaminhar pesquisas para casa, pois os nosso público é muito heterogêneo, a maioria não tem computador em casa e não tem acesso a lanhouse.

Educação e tecnologia

http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY

O vídeo cita fatos relevantes sobre a educação no Brasil, cerca de 92% dos domicílos brasileiros tem televisão, com programas inúteis que não ajudam na educação de nossos jovens, no nosso estado, faltam profissionais qualificados, e sobram vagas de empregos. Surgem, cada vez mais, cursos que dizem qualificar o proficiponal, e o curso não é tão qualificado. A metodologia aplicada hoje nas escolas, o professor é conteudista, pois foi formado dessa forma, e o aluno não tem interesse em aprender. A falta de esclarecimento e de condição social de boa parte de nossa população, não permite que os menos favorecidos tenham acesso a cultura. Esse problema e da educação brasileira, é de necessidade urgente que os envestimentos na educação sejam elevados e bem aplicados. Devemos ter professores bem preparados e muito bem remunerados, escolas com condição de apresentar essas tecnologias necessárias ao aprendizado do indivíduo.

Quem sou eu como aprendiz

  Sou professor de matemática licenciado, trabalho os três expedientes auternado entre escolas pública e pareticular. Procuro ensinar essa disciplina de forma mais interessante possível, aplicando algumas teorias dos tão comentados pensadores. Esse sou eu.