sexta-feira, 17 de junho de 2011

HIPERTEXTO

HIPERTEXTO

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas.
Termo foi criado por Theodor H. Nelson, que o propôs pela primeira vez em 1965, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceituais. Este tipo de texto eletrônico, depende em exclusivo da condição do leitor em manipular os elos entre os conceitos que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo. A internet é um exemplo, ela permite descobrir uma informação disseminada, num sistema em que todos podem se comunicar com todos em sincronia. Esse sistema pode incluir textos, imagens, animação, vídeos, som, etc. A apresentação de materiais acadêmicos, livros eletrônicos, etc, são formas de hipermídias. Mas nem todos os textos encontrados na internet podem ser considerados hipertextos.
Todas essas ferramentas orientam o usuário a acessar, articular e comparar dados, tarefas imprescindíveis quando pesquisamos em documentos hiper midiáticos. A arte de se orientar num universo novo e espacialmente diferente do convencional nos indica que navegar em ambientes não lineares é também um excelente exercício cognitivo que favorece a autonomia intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário